Resolver questões por banca ou por disciplina?

            Quando resolvemos questões de provas, precisamos ter em mente qual a finalidade dessa tarefa. Pode parecer óbvio, mas não é bem assim, pelo menos não para a maioria, haja vista que elevado percentual de concursandos não tem o hábito de resolver questões e provas como hábito diário. Se você está na fase inicial dos estudos de determinada disciplina (aquela na qual você tem o primeiro contato com a matéria), o objetivo de resolver questões é a fixação do que você acabou de estudar e não testar conhecimento ou velocidade.

 

1ª fase: estudo ativo, mais lento, mais teoria, menos questões.

 

               Na 2ª fase, o foco são as revisões, o objetivo é testar conhecimento, solidificar memorização, revisar, verificar pegadinhas da banca, dominar o perfil de cobrança da banca, ver o que mais cai e como cai na prova e aparar arestas (verificar os pontos específicos que vem errando e estuda-los), é aqui que você pode e deve fazer seu caderno de erros, pois já está avaliando seu desempenho! VEJA MAIS AQUI    AQUI   E AQUI!

 

2ª fase: mais revisões, resolução de questões, caderno de erros, falhas pontuais.

 

                Na 3ª fase, quando você já tiver encerrado o estudo de toda disciplina ou quase lá, o objetivo é testar sua velocidade de resolução de questões, pois já fixou muito da matéria e fez seu caderno de erros (lembre-se de que o caderno de erros continuará a ser feito até sua aprovação no concurso; logo, não é somente na segunda fase) e estudou a matéria nas suas falhas pontuais (falhas do estudante, claro). Esta terceira fase é aquela na qual você se encontra muito mais revisando que puramente estudando novidades. Obviamente, avaliação de desempenho, pegadinhas, pontos que caem (e como caem) e nunca caíram ficarão bem claros nesta fase. Posto isso, vamos ao cerne do artigo! VEJA MAIS AQUI!     AQUI!    E AQUI!

 

3ª fase: resolução de mais questões, menos teoria, testar velocidade de resolução.

 

 

Resolvo questões pela banca ou pela disciplina? Como assim? Explico: resolvo questões de determinada matéria, por exemplo, unicamente por questões da banca que fará meu concurso ou escolho um número de questões sobre a matéria sem eleger qualquer banca examinadora e as soluciono? Essa é questão! Depende!

 

           Primeiro ponto a ser considerado: se a banca for tradicional como FCC, VUNESP, CESPE, FGV, CONSULPLAN, AOCP, QUADRIX, considerando o grande número de concursos que já realizaram, você consegue revolver muitas questões combinando apenas a MATÉRIA (disciplina específica) com a BANCA. O que é suficiente. Porém, quando a banca não é tradicional, fato corriqueiro com aquelas que fazem a maioria dos concursos municipais, além de não permitirem que o candidato leve o caderno de prova ainda não o disponibilizam. Isto dificulta sobremaneira dominar o perfil de cobrança. Neste caso, o ideal é estudar pelo perfil de uma banca tradicional da região onde você reside (considerando provas para cargos semelhantes, tipo de ensino) e prepare-se para muita decoreba de prazos (se houver legislação). VEJA MAIS AQUI! 

             Segundo ponto a ser considerado: nos casos em que a banca tenha realizado poucos concursos, uma vez tendo acesso aos cadernos de questões, você pode se preparar resolvendo questões de uma banca que se assemelha a ela, tendo como base o perfil (pontos e formas de cobrança) da banca com poucas provas que fará seu concurso. VEJA MAIS AQUI!

           As provas disponibilizadas pelas bancas podem ser encontradas em PDF, no PCI gratuitamente; todavia, caso queira filtrar por disciplina, assunto, banca, cargo, ano e área, você pode utilizar o Estude Grátis; já para sites de questões como Questões de Concursos, Aprova Concursos, Questão Certa, TEC concursos, Mapa da prova, rota dos concursos etc., será preciso pagar. A lógica a ser seguida é a mesma do primeiro ponto, bastando eleger uma banca de perfil semelhante e, claro, estudando mais detalhadamente os pontos cobrados pela banca de poucas provas (afinal será ela quem te examinará, certo?). O PULO DO GATO AQUI!

 

 

Desvendando o perfil da banca.

 

 

            Pois bem, diante disto, ao resolver questões cominando DISCIPLINA + BANCA que fará seu concurso, você domina duas coisas simultaneamente: a matéria (claro) e o perfil de cobrança da banca (o que/ como/ mais cai, o que nunca foi cobrado), pegadinhas que ela faz, se é mais lógica, se tem preferências por prazos, se trabalha bastante com situações- problema (a questão discorre sobre uma situação e pede o enquadramento hipotético em determinado artigo, por exemplo), se explora mais interpretação de textos  ou gramática pura, se é mais contextual… Notou a importância da resolução de questões por BANCA mais DISCIPLINA simultaneamente? O PULO DO GATO AQUI!

            Ótimo, resolvi todas as questões da minha banca e quero continuar resolvendo mais, posso resolver de outras bancas? Sim! Contudo o seu ponto de partida deve ser sempre a banca que fará seu concurso, haja vista as razões acima mencionadas.

 

 

Resolver muitas…muitas questões.

 

           Concluindo: resolver muitas, mas muitas mesmo, questões de provas e provas inteiras é como aprender natação na prática. Será essa atividade que te fará ser aprovado. Além disso, o melhor caminho é resolver questões de provas por disciplina e banca que fará seu concurso, salvo se não houver essa possibilidade (situação mediante a qual você terá de estudar por questões de uma banca de perfil semelhante ou tradicional).

            Bons estudos!

Você pode gostar...