Foco! Onde está o seu?
Este tema merece algumas considerações! Sim. Quando se fala em foco, tal termo pode ser direcionado a uma determinada área de concursos pretendida (tribunais, carreiras fiscais, certames bancários, segurança pública e por aí vai), também pode se referir à sua concentração, quer dizer, à sua capacidade de manter, por exemplo, a mente naquilo que está lendo (sobre esta temática aconselho você a ler “FOCO” de Daniel Goleman), ainda pode se referir àquilo no qual você tem se concentrado mais, dissipado mais pensamento sobre.
Quero tratar especificamente deste último ponto! É desafiador manter uma disciplina ferrenha de estudos diária após uma rotina de 8h de trabalho, contas a pagar, remuneração ruim ou pior, sem emprego. Onde quero chegar? Em situações desafiadoras tendemos a direcionar nossos pensamentos para problemas e não para a solução. Ora, se não estamos bem financeiramente, por exemplo, e o concurso é a solução, então devemos gastar energias nos livros em busca do conhecimento necessário para a aprovação. Pois é, quem disse que é simples? Nunca é. Porém não há outra solução, ou melhor há sim (desistir, iniciativa privada), mas vale a pena? É você quem deve decidir. Sem dúvidas a falta de foco e consequentemente a perda da concentração no que está estudando são problemas que atingem mais de 85% dos concurseiros. Acredite, é alarmante! Há outro detalhe a se considerar: cerca de 90% do que fazemos durante o dia está ligado ao que denominamos de “piloto automático”!! É neste momento que entra a determinação, isto é, ela “ditará como você lida com dificuldades e desafios, com desapontamento e desilusões. A determinação significa a diferença entre ficar empacado e ser atingido pelo poder de raio do empenho” [1]. Determinação gera disciplina.
Com determinação você pode realizar qualquer coisa. Sem isso, você está condenado à frustração e ao desapontamento. Nossa disposição em fazer o que for necessário, em agir apesar do medo, é a base da coragem. E a coragem é a fundação da qual nasce a determinação. A diferença entre se sentir realizado ou sentir desânimo é o cultivo do músculo emocional da determinação. [2]
Finalmente, não se pode plantar uma semente hoje e já procurar pela árvore amanhã, é preciso regar a semeadura, pois conforme escrito em provérbios de Salomão: há tempo para todas as coisas. O caminho mais fácil é sempre aquele que abre opções para o “não vou conseguir”, “vou desistir”, “muito desafiador”. Pois é, não por acaso é mais simples ser o cara do sofá e não aquele com uma medalha no peito ou atrás do troféu conquistado. Exatamente por isso milhares ingressam no mundo dos concursos públicos todos os anos, porém a maioria desiste logo. Não estão dispostos a pagarem o preço de obter o conhecimento mínimo para serem aprovados. Nunca escolha o caminho da desistência, prefira não ter arrependimentos futuros por preferir desistir a insistir em qualquer coisa que fizer. Se você precisa de um bom cargo público para resolver sua vida, então os estudos são a solução e será neles que você deverá ter foco total. Você é seu maior aliado. Portanto, onde está seu foco? Nas preocupações que dissipam suas energias que deveriam ser direcionadas à realização de seu objetivo ou na solução e concretização de sua meta final? Afinal é tudo uma questão de escolhas.
Ou se tem chuva e não se tem sol
ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo em dois lugares!
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo
e vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranqüilo.
Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.
Cecília Meireles
A DETERMINAÇÃO É O TOQUE DE DESPERTAR PARA A VONTADE HUMANA
Anthony Robbins
[1] ROBBINS, Anthony. Desperte seu gigante interior. Tradução: Aroldo Netto, Pinheiro Neto. 25ª ed. Rio de Janeiro: Best Seller, 2014, p.325.
[2] __________. Desperte seu gigante interior. Tradução: Aroldo Netto, Pinheiro Neto. 25ª ed. Rio de Janeiro: Best Seller, 2014, p.325.