Expectativa Sem Um Plano De Ação É Igual A Desilusão Que Leva A Frustração
O Texto abaixo não é de minha autoria, recebi-o (via e-mail) do renomado Coaching, especialista em concursos públicos, Hélio Vogas. Dada a clareza singular da explanação do seu autor, como sempre, compartilho-o com você. Em síntese, mude seu comportamento, trace metas, estabeleça objetivos e planeje seus estudos ou irá pagar o preço. Inscreva-se no site do Hélio para receber e-mails como este. Aliás já escrevi aqui sobre o software inteligente que o Hélio desenvolveu para planejamento de estudos, eu o utilizo, recomendo-o veemente a você. Leia o texto até o final, é um “soco” de realidade:
FONTE: Tríade da Aprovação
Outro dia eu estava almoçando na casa da minha sogra quando minha esposa fez uma observação interessante sobre o cachorro que não parava de olhar para o forno porque a luz estava acesa.
Ela me disse que ele fica olhando fixamente para o forno sempre que a luz está acessa na expectativa de conseguir comer algo, já que de vez em quando minha sogra acaba deixando alguma comida cair e ele se aproveita dessas situações para comer as comidas que ele não deveria comer.
Quantas pessoas também não tem essa mesma atitude em relação ao concurso que estão prestando?
Elas ficam esperando ser aprovadas sem ter que se esforçar nem um pouco.
Elas só estudam o que é dado no cursinho ou na apostila, elas só estudam quando “dá tempo” e até esperam ter sorte no concurso para finalmente conseguirem serem aprovadas no concurso.
Não a nada de errado em fazer cursinho ou estudar pela apostila, o problema está utilizar APENAS isso como fonte de estudos.
Se você não planeja ativamente seus estudos levando em consideração as SUAS NECESSIDADES INDIVIDUAIS você deixa de utilizar todo o seu potencial de aprendizagem e consequentemente você nunca conquistará o seu cargo dos sonhos.
Depois de algumas tentativas você ficará desiludido e a cada concurso a sua frustração irá aumentar mais e mais.
Essa frustração não vem por causa da falha em ser aprovado. Ela vem porque você acaba se vendo como um fantoche sob o controle de diversas forças externas.
Uma frase que eu gosto muito vem de um poema do William Ernest Henley e diz o seguinte: “Não importa o quão estreito seja o portão, o quão pesada seja o castigo na sentença; Eu sou o mestre do meu destino, sou o capitão da minha alma”
O motivo que me faz admirar esse trecho do poema “Invictus” é o sentimento de empoderamento que sentimos quando levamos essas palavras no coração.
Uma vez que você decida ser o mestre do seu destino, o capitão da sua alma, não haverá barreira que te impedirá porque você, assim como um capitão, além da persistência você estará sempre a procura da melhor rota (plano de estudo) para alcançar o seu destino (o cargo dos seus sonhos).
Afinal, uma persistência tola, ou seja, fazer a mesma coisa diversas vezes esperando um resultado diferente, de acordo com Einstein, é a definição de insanidade.
O cachorro da minha sogra fica observando o forno sempre que a luz está acessa na espera de que alguma comida caia para que ele possa comer, agora, e você?
Prefere ficar esperando que tudo no universo se alinhe perfeitamente para que você finalmente consiga o cargo dos seus sonhos ou está disposto a se tornar o mestre do seu destino e traçar um plano de estudo que te leve mais próximo a ele?
Se estiver disposto a tomar as rédeas e aumentar as suas chances de finalmente conseguir o cargo público que tanto sonha, pare e pense em como você pode otimizar o seu estudo para alavancar a sua nota ao máximo. Observe o que você já está fazendo de bom e faça mais disso e observe o que está fazendo de errado e mude já!
E se você quiser uma força para montar esse plano de estudo, caso ainda não esteja participando, eu te recomendo dar uma olhada no treinamento Planejamento Eficaz.
Nele eu vou guiar você nas 4 etapas de um planejamento estratégico de estudos que vai te permitir estudar da maneira mais eficaz possível e dessa forma estar um passo mais perto da sua aprovação.
Hélio Vogas