Como ser aprovado em concursos públicos

Uma das grandes fontes de crescimento em qualquer área da vida é a capacidade de se questionar. Por quê? Porque ao fazer isso você se força a mudar e consequentemente crescer! Porém, há outros ingredientes indispensáveis que se somam a isso.  Em matéria de estudo para concursos públicos, a primeira coisa que você precisa saber é que não se conquista um cargo com ótima remuneração sem pagar o preço da dedicação.


Aqui, “seu desafio é saber trabalhar no que produz mais resultados” [1]. Quer dizer, estudar da forma mais produtiva possível. Isso não significa estudar 10 horas por dia ou não ter constância alguma nos estudos (estudar só o dia que ‘da’). Técnicas de estudo corretas, planejamento, foco, confiança, motivação, constância de estudo (rotina diária), material de estudo direcionado e de ótima qualidade (elaborados por quem vive e respira concursos públicos), resolução de muitas questões do seu concurso, revisão adequada, correção de erros e uma ótima disposição para insistir até chegar lá são os segredos dos grandes campeões em aprovação. “Não é o que fazemos de vez em quando que molda nossa vida, e sim o que fazemos sistematicamente. ” [2]
Quando se tem uma reprovação, após uma exaustiva odisseia de preparação, pode acontecer de bater aquele desânimo e a sensação de “não vou conseguir, isso é demais para mim”. Neste momento é importante saber que “sua mente define seu sucesso. Sua volta por cima nesse processo todo vai depender muito das ideias que você considera verdades absolutas na sua vida” [3]. Sabe qual é essa verdade? É simples! Se você decidir não desistir, mas continuar insistindo, trabalhando de forma correta, seu sucesso será questão de tempo. Nunca se esqueça de que “as decisões que você está tomando neste instante, todos os dias, moldarão como você se sente hoje, e também quem vai se tornar nos anos seguintes” [4]. Você já viu uma criança aprendendo a ler? Como são curiosas e confiantes? Para elas não existe nada impossível ou difícil, elas não sabem o que é isso. Mas é questão de tempo e já são doutrinadas com o mundo do “não”. Não é espanto que uma criança até os cinco anos de idade tenha ouvido em média CEM MIL NÃOS!! As consequências disso já sabemos!

                Aí você ficou adulto e chegou a hora de conquistar o mundo, e conquistou. Mas em algum ponto desse percurso você mudou. Você deixou de ser você. Agora deixa as pessoas botarem o dedo na sua cara e dizer que você não é bom. E quando fica difícil você procura alguma coisa para culpar como uma sombra. Eu vou dizer uma coisa que você já sabe. O mundo não é um grande arco-íris, é um lugar sujo, é um lugar cruel que não quer saber o quanto você é durão. Ele vai botar você de joelhos e você vai ficar de joelhos para sempre, se você deixar. Você, eu, ninguém vai bater tão duro como a vida. Mas não se trata de bater duro e sim do quanto você aguenta apanhar e seguir em frente, o quanto você é capaz e continuar tentando. É assim que se consegue vencer. Agora se você sabe o seu valor, vá atrás do que você merece, mas tem que ter disposição para apanhar e nada de apontar dedos e dizer que você não consegue por causa dele ou dela ou de quem seja. Só covardes fazem isso, e você não é covarde. Você é melhor do que isso. (…) Mas se você não acreditar em você mesmo nunca vai ter uma vida (transcrição de cena do filme Rock IV).

Arnold Schwarzenegger, certa feita, ao discursar durante uma premiação disse que para “se ter sucesso existem duas regras: primeira: trabalhe para valer; segunda: nunca ouça aos que só dizem não. Nunca aceite um não como resposta”. Bernardinho, técnico da seleção brasileira de vôlei, sempre diz (em suas palestras) que “as pessoas que buscam uma qualidade total devem viver com um senso de urgência, cada ponto da partida é como se fosse o último, cada detalhe é importante, qualidade total em tudo. Motivação, perseverança, obstinação, capacidade de superação, comprometimento, disciplina. E obviamente todos esses valores devem estar direcionados”.

Quem disse que é simples estudar pesado todos os dias? Sacrificar finais de semana, adentrar madrugadas com os livros etc.? Mas é a capacidade de renúncia a algumas coisas, temporariamente, em busca de um benefício maior que nos faz progredir. Decida! Saiba que “o importante não é onde você começa, mas sim as decisões que toma sobre o lugar que está determinado a alcançar”. [5]
Tomou a decisão? Entre imediatamente em ação. Decisão + ação + continuidade = sucesso. Um dos maiores coach do mundo resume tudo isso: “1) decida o que deseja; 2) entre em ação; 3) verifique o que está funcionando ou não; 4) mude seu enfoque até alcançar o que quer”. [6]
É aquela velha história, você não pode colher bons frutos se não fez uma ótima semeadura. Você não terá uma sombra para deitar se não tiver plantado uma árvore tempos antes de resolver se refrescar. É exatamente aquilo que já dizia Salomão em seus provérbios: “há tempo para todas as coisas”. Não é possível inverter essa lógica. Você pode fazer como a maioria das pessoas fazem, concentram-se em “evitar a dor e alcançar o prazer a curto prazo, e assim acabam criando a dor a longo prazo” [7]. Explico! Você pode ter um sonho neste exato momento, seja ele qual for. Pode ser até que o venha acalentando há um bom tempo, porém até o presente momento não decidiu agir, transformá-lo em meta, planejar e entrar em ação para torna-lo realidade. Esse comodismo lhe traz o prazer neste momento, aquela sensação de conforto, bem estar. A questão é que se você não decidir mudar seu comportamento, agregar novos hábitos e alinhar suas ações com seu objetivo final, você nunca realizará o que deseja. Você está disposto a pagar o preço do arrependimento futuro por não ter agido quando podia? Reflita sobre a máxima de François Rabelais: “Conheço muitos que não puderam, quando deviam, porque não quiseram quando podiam”. Mude agora!
Ocorre que a mudança de comportamento e criação de novos hábitos levam ao desconforto (dor)! Ou seja, aquela sensação de não querer agir de forma diferente. É exatamente neste ponto que você fará ou não a diferença. Se persistir, irá criar hábitos sólidos e alinhados com seus objetivos. Se desistir e voltar ao comodismo, seus sonhos serão apenas mais um sonho que você sonhou! Pense nisso. Já dizia o grande poeta português, Fernando Pessoa: “põe quanto és no mínimo que fazes”.
Sintetizando: ser aprovado em um ótimo cargo público exige tempo mínimo de preparação (tempo para todas as coisas); criação de novos hábitos e mudança de comportamentos (dor a curto prazo e prazer a logo prazo); entrar em ação e continuar; planejamento; foco; motivação; disciplina; utilização de bons materiais direcionados; insistir…insistir (não aceitar não como resposta); só parar quando chegar lá (prazer a longo prazo). Qualquer comparação entre um atleta de alto rendimento e um concursando de alto nível não é mera coincidência! Estudar de verdade e competentemente é tão exaustivo e desafiador quanto criar músculos fisicamente, a diferença é que no tocante aos estudos a máquina de malhação é seu cérebro!
Pense: se você pudesse se ver sob a ótica de um Executivo chefe você demitiria você mesmo, se considerarmos suas ações atuais?
Você tem um planejamento? Se ainda não, faça um antes de executar qualquer coisa, pois como bem diz William Douglas: se você não planeja executar você é o executado. Saiba o que você quer. Decidir apenas não é suficiente. Estabeleça metas claras, fixe datas para realização de cada etapa (prazos viáveis), isso o fará entrar em ação tendo pleno controle de seu progresso. Sua meta é de um ano? Sem problemas, fracione em meses, semanas e dias! Isso deve ser um projeto de vida, afinal é o seu futuro em construção. Feito isso, entre em ação imediatamente!
Um alerta!! Você já se atentou para o fato de que qualquer ação antes de se concretizar foi inicialmente fruto de um pensamento? A questão é: o que você tem dito a si próprio? O que você pensa de si mesmo? Se pudesse pintar um autorretrato como seria? Quais qualidades pintaria? O que sua voz interior lhe diz sobre seu objetivo? Você tem dito coisas como “não vou conseguir…será que…é muito difícil…? Se você não confia, você não age, se agir não terá dedicação total e a chance de falhar, nessas condições, é muito grande. Você deve se recordar da história de Davi e Golias. Por vários dias os exércitos de Israel e Filisteus estiveram frente a frente e todos os dias Golias desafiava Israel para que um soldado o enfrentasse e o perdedor se submeteria, evitando derramamento de sangue. Nenhum soldado de Israel ousou pensar em se arriscar. Davi, um jovem pastor de ovelhas, sem armaduras, só com uma funda e algumas pedras venceu o mais forte e um dos mais experientes soldados. Davi não era soldado e era franzino, Golias era soldado experiente e um Gigante de Gate. Qual a diferença entre Davi e os demais soldados de Israel? Treino e confiança (Davi já havia matado um leão e um urso antes). Você consegue adivinhar o final dessa história se Davi enfrentasse o soldado gigante sem preparo e confiança? Sabe por que Davi não usou as armas que os demais soldados usavam? Porque não sabia! Use as armas corretas (aprenda a estudar, utilize ótimos materiais – não necessariamente as mesmas armas que todos os demais usam). Pois é, aqui remonto àquela famosa frase de Henry Ford: “se você acredita que pode ou que não pode, em ambas as situações você está sempre certo”.  Se você ainda não deu tamanha importância a essa frase, agora pode ter alguma ideia do quão poderosas são suas decisões internas! As listas de aprovados em grandes concursos são encabeçadas por Davis que superam grandes dificuldades financeiras e pessoais. Duvida? Então leia os livros: “De faxineiro a Procurador da República” (Manoel Pastana) e “Tudo o que passei para passar” (Thales Vinícius) e você vai ter alguma ideia do que é dificuldade e superação, especialmente quanto a este último.
Portanto, Aja, mude, planeje, tenha metas claras de curto, médio e longo prazos. Metas claras e prazos específicos levam você a ações massivas! Lembre-se sempre de que você é a pessoa mais importante desse projeto! Confie, motive-se, insista…insista, não ouça aos que só dizem não. Afinal, parafraseando William Shakespeare, “se você quiser flores será preciso plantar seu jardim”. Este é o tipo de ação que gera resultados produtivos em qualquer área da vida! Como dizem na Universidade de Stanford: “a única forma de fazer é fazendo”.

                                           Põe quanto És no Mínimo que Fazes

                                                   Para ser grande, sê inteiro: nada
Te exagera ou exclui.


Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.

Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive

(Fernando Pessoa)

Bons e produtivos estudos! 

[1] SHINYASHIKI, Roberto. A nova lógica do sucesso: acelere sua vida profissional e nunca pare de crescer. São Paulo: Gente, 2015, p.35.

[2] ROBBINS, Anthony. Desperte seu gigante interior. Tradução: Aroldo Netto, Pinheiro Neto. 25ª ed. Rio de Janeiro: Best Seller, 2014, p.35.
[3] SHINYASHIKI, Roberto. A nova lógica do sucesso: acelere sua vida profissional e nunca pare de crescer. Roberto Shinyashiki. São Paulo: Gente, 2015, p.45.
[4] ROBBINS, Anthony. Desperte seu gigante interior. Tradução: Aroldo Netto, Pinheiro Neto. 25ª ed. Rio de Janeiro: Best Seller, 2014, p.35.
[5] _______________ op. cit. p.41.
[6] _______________ op. cit. p.42.
[7] _______________ op. cit. p.71.

Você pode gostar...