HORAS LÍQUIDAS de ESTUDO e CONCENTRAÇÃO

          Em fóruns de concursandos, sites e blogs dedicados ao estudo para concursos corriqueiramente vejo alguém postar algo como “estudo 12h por dia”, “estudo 10h” por dia. Obviamente, uma carga horária assustadora se não houvesse, quase sempre, um probleminha de contabilidade!

 

Horas líquidas de estudo


Uma coisa é você sentar e ficar divagando com os pensamentos nas nuvens, ir à geladeira ou ao banheiro, acessar redes sociais, e-mails…e contabilizar tudo como se estivesse estudando; outra coisa é você sentar, trazer sua mente ao presente (livros, apostilas, exercícios…) e agir (estudar, resumir, resolver questões, dar uma aula para si mesmo sobre o que acabou de estudar, fazer uma ficha, redigir um mapa mental, um flash card…) e, claro, contabilizar os momentos que esteve em ação. Parou de agir? Trave o cronômetro imediatamente, foi ao banheiro ou à geladeira, levantou para pegar um livro, uma apostila (desorganização – deveria ter todo o material necessário para a sessão de estudos sobre a mesa antes de iniciar a atividade) etc., trave o cronômetro, pois você não está estudando.

          Outro detalhe: sabe aquela questão de só querer iniciar os estudos nas horas cheias ou exatas? Pois é, se você faz isso, repense. O (a) concursando (a) marca para começar os estudos às 9h, por descuido nota já a marca das 9h10, então programa para iniciar os estudas às 9h30, veja que já se foram 20 minutos nessa bobeira. Portanto, assim que der, sente e estude!!
Quem mata o tempo está atropelando os próprios sonhos.
          Outra coisa: já notou que ao iniciar os estudos, em média, são gastos de 10 a 12 minutos para você “engrenar”? Pois é, essa é uma pesquisa do professor Georgi Lozanov. Ele demonstrou que esse é o tempo médio que gastamos para atingir uma boa concentração nos estudos, o tempo necessário para que nossa mente se acalme e as informações comecem a fluir. Se ainda não verificou isso, faça a prova e me diga posteriormente!
          Disso, concluímos duas coisas: uma, se você fizer um simples relaxamento, de 3 a 5 minutos, já ajuda muito na queda desse tempo para o foco nos estudos – uma música calma por exemplo (eu ouço música clássica – as sinfonias de Beethoven, Mozart); a outra é: sabe aquela coisa de acessar rede social só por um segundo entendendo que não afetará os estudos? Pois é, repense isso. Aliás existem alguns aplicativos para você bloquear seu celular durante um período de tempo programado, uma vez ativado o bloqueio você não conseguirá acessar seu computador ou celular naquele período e então “você poderá estudar em paz e produtivamente”. Um deles é o Self Control. Será mesmo? Isso, a meu ver, é a sutileza da sabotagem. Se você precisa de um aplicativo que o impeça de acessar à sua rede social o tempo todo, acha mesmo que terá concentração para estudar produtivamente nesse período? Se o cara não tem força suficiente para esquecer as redes sociais… por determinado período de tempo, como irá progredir nos livros? Esse é o dilema que muitos cursos sobre concentração por ai não te dizem. Se você não tem a “paz mental”, não vai conseguir absorver nada ou ficará com a mente pulando do livro para jogo de futebol, praia, redes sociais, filme…
          Concentrar-se é uma questão de escolha, você escolhe se concentrar e focar em algo. É simplesmente uma questão de prioridade. O que é mais importante neste momento para você? Os livros ou a rede social? Simples assim.
MENTE NO PRESENTE É O SEGREDO DA CONCENTRAÇÃO
           Não resolve instalar um aplicativo que lhe impeça de acessar algo diverso do estudo se você não tiver forças para fazer isso tranquilamente, pois a sua mente ainda estará no celular ou no computador e não na matéria!! É fácil se concentrar? Não, mas sequer ter consciência disso, dificulta ainda mais as coisas. Ademais, não é tão desafiador como muitos explanam.
          Tenha o hábito de policiar o que você pensa! Flagrou-se com a mente voando? Traga-a de volta aos livros. Isso tem relação com as horas liquidas? Sem dúvidas!

HORAS LÍQUIDAS SÃO AQUELAS EFETIVAMENTE ESTUDADAS!

Bons estudos!

Você pode gostar...