Acúmulo de materiais: um erro letal!!

Olá, concurseiro (a)!  Hoje  falarei sobre um grande problema muito recorrente entre os estudantes de concursos: o acúmulo de materiais. Trata-se de uma realidade que presenciei já na graduação! Como os cursos PDF e livros digitais têm sido cada vez mais acessíveis, é fácil ter uma HD e acumular cursos para todos os gostos!

Durante o Ensino médio, tive um ótimo professor de física que sempre dizia: “para que facilitar se eu posso complicar sua prova?”. Obviamente ele não complicava mais do que sempre fez, rss, mas o fato é que muitos estudantes de concursos “complicam a vida” quando o tema é fonte de estudos, especificamente erro na escolha dos materiais certos. O estudante tem a impressão de que para ser aprovado no concurso é necessário ter uma biblioteca de livros, cursos pdf, videoaulas e tudo o mais.

               Não é necessário nada disso! Basta ter em mãos um material direcionado e focado no edital do seu concurso de ótima qualidade, atualizado e escrito por quem tem experiência no tema.  Ou você confia no material que tem ou parta para outro e nem comece a ler o atual. Planejamento e tempo são duas preciosidades quando a temática é certame público. Se você tem uma HD com 500GB de material PDF,  livros digitais e videoaulas para todos os gostos, pode estar certo de que você não está focando. É provável que tenha cometido UM ERRO PRIMÁRIO E LETAl: NÃO FAZER UM PLANEJAMENTO CORRETO NO TOCANTE À ESCOLHA DAS ARMAS DE BATALHA. Isto é, não escolheu adequadamente as fontes de conhecimento que deverão ser “devoradas” para aquisição de conhecimento mínimo para aprovação. Fontes de estudo são sua arma em campo de batalha. Ignorar isso é desconhecer um mandamento de guerra escrito por volta do século IV antes de Cristo por Sun Tzu na obra intitulada A Arte da Guerra, segundo o qual:

aquele que conhece o inimigo e a si mesmo, lutará  cem batalhas sem  perigo de derrota; para aquele que não conhece o inimigo, mas conhece a si mesmo, as  chances para a vitória ou para a derrota serão iguais; aquele que não conhece nem o inimigo e nem a si próprio, será derrotado em todas as batalhas. [1]

Não ignore o que Sun Tzu chama de terreno, aqui é especificamente a escolha da fonte adequada de estudos!

              Vale  aquela máxima de Wiliam Douglas: falhe ao planejar e você estará planejando falhar. Seja como for, de qualquer forma você estará planejando, a questão é: da forma correta ou totalmente errada? Se você planejar adequadamente seus estudos, incluindo a escolha das fontes, mantiver seu foco e não se desviar dele, a aprovação será apenas questão de tempo.  Outra coisa: revise seu planejamento periodicamente, eu diria semanalmente. O motivo é bem simples: monitorar seu desempenho nos estudos, isso inclui revisão de resumos, fichas e mapas mentais – por exemplo -, resolução de exercícios e estabelecimento de novas metas. Se não cumpriu as anteriores, descubra o motivo e o corrija! É assim que se progride. Vai ser concurseiro? Então seja um de elite, um concurseiro olímpico, ou seja, entre na briga para disputar uma medalha. Concurso não é um universo onde competir é o que importa, seu futuro não espera e o tempo passa rápido demais.

Bons e produtivos estudos!


[1] Tzu, Sun. A arte da Guerra. Trad. Luiz Figueiredo. Disponível em: http://www.jfpb.jus.br/arquivos/biblioteca/e-books/A_arte_da_guerra.pdf

 

Você pode gostar...