Concursos públicos, foco e crise: você não está ficando para trás?
Olá, concursando (a), como vão os estudos? Passamos por uma época realmente desafiadora, não apenas no que se refere à terrível crise econômica mas também pela escassez de concursos. Que muitos já desistiram dos estudos é um fato consumado.
Estamos no período das vacas magras, das espigas miúdas, parafraseando a passagem bíblica referente aos 7 anos de fome no Egito. Obviamente, as coisas tendem a melhorar, a crise econômica começa a dar tímidos cenários de melhorias. Este é o momento de manter o foco no que você quer.
Se o cargo público X é sua meta, não é hora de frear os estudos apenas por conta do difícil momento atual.
Isso porque a contratação para o serviço público é como uma represa, você pode até impedir que a água jorre por um período, mas não por muito tempo. Sem servidores, o país para de vez, não por acaso o INSS irá, provavelmente, realizar novo concurso público em 2017, a Receita Federal irá realizar concurso também em 2017, o TJ SP certamente deverá abrir concurso público para Escrevente Técnico em 2017, para a capital. Isto só para mencionar 3 concursos de grande impacto. Seja como for, o mais afetado é o Governo Federal, os concursos continuam sendo realizados, mais timidamente, nos demais Poderes e em âmbito municipal.
Parar os estudos, neste momento, significa frear seu carro de fórmula 1 para quem vem logo atrás de você o ultrapassar.
Pense nisso. Momentos de desânimo e dificuldades, não apenas os pessoais, sempre estarão aí. Lembre-se de que estudar para concursos amanhã será mais difícil do que o momento atual, isso se deve a fatores como aumento da concorrência cada vez mais profissional dos candidatos, aumento do conteúdo cobrado, bancas dificultando cada vez mais, você mesmo poderá ter outros compromissos inadiáveis que irão drenar seu tempo de estudo etc.
Se você resolveu caminhar pelo mundo dos concursos é porque quer, no mínimo, melhorar sua condição atual, seja ela financeira ou no campo da estabilidade. Não importa, este é o momento ideal para seguir firme no seu objetivo. Aqui o foco faz a diferença. Sem dúvidas, o País passa por um período de testes para quem quer realmente levar até o fim seus objetivos, em matéria de concursos. Ademais, os concursos estão sendo realizados, claro, em um percentual muito menor, mas estão. A contenção é grande na esfera federal. Na década de 90, o Brasil passou por algo semelhante ao cenário atual em matéria de concursos públicos e, veja, as coisas melhoraram.
Portanto, se a sua única opção neste momento é ser servidor público, tire forças de onde puder e siga em frente, pois as coisas amanhã serão tão ou mais desafiadores do que hoje. Podemos mudar o que estão ao nosso controle, já aquilo que foge ao nosso alcance não podemos alterar. Resta seguir em frente como pudermos.
Aprenda a aprender, se ainda não sabe; escolha uma área de concursos; planeje; adquira bons materiais e estude para valer, pois sempre haverá retorno dos seus esforços. Estacionar neste momento poderá ser fatal logo mais, pois enquanto uns desistem muitos veem esse cenário como alvissareira para tomar a frente de milhares, esteja certo de que isso é possível.
Este é o momento de criar a oportunidade para seu concurso, quando ele “estiver na praça”, caso contrário, sem preparação, não fará diferença alguma. Passamos por um período de teste da nossa capacidade de resiliência, ou seja, aquela de lidar com nossos desafios, vencer obstáculos e não se render às pressões, sejam elas quais forem.
Se o seu colega anda desanimado, recomende a leitura deste artigo a ele, a gente nunca sabe quando podemos, com simplicidade, impactar e ajudar alguém!
Considero este cenário um prêmio para quem quer se preparar de verdade! Buscar a preparação, somente quando o edital já está na praça, é pedir para ser reprovado. Crie a partir de agora sua oportunidade. O fator tempo, na preparação, é indispensável.
Bons e produtivos estudos!