Estudo para concurso público e Resistência Mental: o que a NASA e a Marinha Americana têm a nos ensinar – Detonando a Banca

Ao que tudo indica, o estudo focado na máxima produtividade durante a execução das tarefas diárias chegou ao espaço literalmente. Sim, a NASA resolveu levar a coisa a sério no final de 2015.
 
        Portanto, a questão é como posso ser mais produtivo nos estudos e minar a procrastinação, o estresse com aquela matéria e alavancar a concentração? Para começar, “os segredos da produtividade, segundo o pesquisador Jeffery LePine, não passam por trabalhar mais rápido – e sim fazer as tarefas na ordem certa”. [1]
         Na pesquisa, realizada no final de 2015, foi identificado que “[…] a grande armadilha que compromete a produtividade é a transição entre as tarefas. Isso porque ao término de um afazer, você fica com o que eles chamam de “engajamento residual”, que nada mais é do que a sobra daquele compromisso anterior na sua mente. Esse “resto” pode ser benéfico ou maléfico para a sequência do trabalho”. [2]

 

        A questão é que “o engajamento residual pode se apresentar de várias formas como a animação de ter conseguido concluir algo difícil, a frustração por ter falhado, a distração ou a teimosia etc. Acontece que seja qual for o tipo de emoção vinculada à tarefa anterior, ela tende a permanecer na mente após a transição entre uma tarefa e outra”. [3]

 

   

         Assim, “para ultrapassar esse problema, a estratégia seria diminuir ao máximo o número de transições necessárias. A ideia é juntar as tarefas parecidas: juntar um bloco dos trabalhos que te fazem quebrar a cabeça, para aproveitar os resíduos de concentração, e fazer as mais simples todas de uma vez. Assim, o seu mindset não precisa mudar tantas vezes e uma tarefa não “contamina” a outra”. [4]

 

      Uma segunda lição importante vem do curso de forma de Seals da Marinha Americana. Eles perceberam que muitos bons candidatos eram reprovados em determinadas fases, especialmente na parte subaquática, embora fossem melhor do que alguns que superavam essa fase. Assim, resolveram pesquisar como desenvolver a resistência mental para superar essa fase e reduzir a taxa de reprovação. A pesquisa acabou por agregar 4 técnicas poderosas que reduziram a reprovação de ¼ para 1/3! São elas:
FIXAÇÃO DE METAS; ENSAIO OU VISUALIZAÇÃO MENTAL; CONVERSA INTERNA e CONTROLE DA EXCITAÇÃO. 

 

         A fixação de metas, segundo as pesquisas da Marinha, auxilia os lóbulos frontais, supervisionando o cérebro, são assim responsáveis pelo raciocínio e planejamento. Concentrar-se em metas específicas permite que o cérebro estruture o caos e mantenha a amígdala (centro racional do cérebro) controlada.  Por outro lado, pensar continuamente em uma atividade para que se torne mais natural possível, quando for realmente executada, é outra técnica poderosa, pois se você praticar mentalmente, imaginar o que fará na situação real, quando enfrentá-la de verdade reagirá mais naturalmente. Já a conversa interna ajuda a focar os pensamentos. Em média, as pessoas falam consigo mesmas no ritmo de 300 a 1000 palavras por minuto! Isso mesmo que você leu. Se essas palavras forem positivas, ajudarão a suprimir o sinal de medo etc., enviado pela amígdala. Portanto, a ordem é substituir pensamentos ruins por bons. Quanto ao controle da excitação, o fato de respirar mais lentamente de propósito combate o pânico, a ordem é controlar a respiração.

 

 

E o que isso tudo tem a ver com o estudo para concursos públicos?  

 

         Opa, tudo! Veja, a NASA concluiu que você deve seguir uma ordem lógica das tarefas, não é a velocidade mais sim a lógica seguida que faz a diferença. Isso pressupõe planejamento, algo básico no estudo para concursos públicos. “O planejamento é prática fundamental para quem quer ser vitorioso na vida. Sem um plano, tendemos a vagar pela existência sem direção nem propósito. Sem organização, não chegamos a lugar nenhum. A falta de planejamento torna tudo mais difícil. Ninguém obtém sucesso e estabelece uma reputação digna por acaso. Sem planejamento, você não será capaz de reconhecer e aproveitar as oportunidades da vida, dizer para onde vai ou discernir o momento que está vivendo. Por isso, o inventor Thomas Edison […] afirmou: “nunca criei algo de valor acidentalmente””. [5]
Além disso, pressupõe intercalar as disciplinas, estudando primeiro as mais complexas e desafiadoras. Imagine deixar para o final de um dia de estudos aquela disciplina complexa pela qual você não nutre grandes amores, qual será o nível de aproveitamento do estudo dela? Se você tem dificuldade em uma disciplina, tome o dever de dominá-la como um desafio pessoal, ela deve ser sua prioridade! Note que o foco e o planejamento são cruciais! Veja aqui!

 

         Fixar metas é algo imprescindível. Seu planejamento deve incluir dentre outras coisas a fixação de metas para cada dia de estudo como estudar da página 1 até a 20 de Constitucional hoje etc. O segredo não está na meta geral em si mas nas metas fracionadas. Não é por acaso que a maioria dos artigos deste blog são dedicados às técnicas de estudo. Seu estudo precisa ser ativo e com metas claras! Veja aqui!

 

        A visualização mental é interessante porque ela leva teu cérebro a encarar com naturalidade cada etapa dos seus estudos e da meta final como um todo. Isso é algo muito comum no mudo do esporte de alto rendimento, parece que no temido curso de formação de Seals da Marinha americana também. Se funciona para eles, funcionará para você também.

 

        O diálogo interno é algo a ser levado a sério, ele tem muito a ver com suas crenças no seu potencial. Sendo redundante, que tipo de conversa interna sobre si você tem tido consigo? Quem não recebeu uma injeção de ânimo do tipo você vai conseguir ou não assistiu um vídeo motivacional com uma história de superação e voltou renovado para os estudos? Há poder em suas palavras. Cuidado com suas conversas internas e  pensamentos sobre seu potencial, metas, objetivos… Cristo disse que se você quiser e disser a uma montanha que se mova, até mesmo elas se transporão, se houver fé. A grande questão é: Você sabe estudar? Veja aqui!   E aqui!

Vale ressaltar que “não existe mal nenhum em pensar. Os problemas começam, na verdade, quando a qualidade e, em particular, a quantidade de pensamentos que não nos ajudam se tornam inconvenientes e incontroláveis. Pensamentos negativos, repetitivos, viciosos e tóxicos têm tirado o foco das pessoas, impedindo a manifestação do pensamento elevado, criativo e reflexivo”. [6]

         Assista a esta rápida mas importante palestra de Amy Cuddy, professora de Harvard, na TED, impressiona como o pensamento molda o que somos:

Amy Cuddy: Sua linguagem corporal molda quem você é
       Controle da excitação. Aqui vai um alerta, se você trabalha o dia todo e vai para a casa correndo e já caiu nos livros, esteja certo de que estará fazendo algo errado e produzindo muito menos do que poderia. Um descanso, ouvir uma música calma são interessantes para acalmar as ondas cerebrais e criar aquela atmosfera para o estudo mais eficiente. Recomendo fortemente que você assista a esta palestra sobre Técnicas de Aprendizado e Memorização para Concursos com o Prof Sérgio Carvalho:
 

 

 São por fatores como esses que considero o ato de estudar eficientemente uma ciência!

Bons e produtivos estudos!

Comente, compartilhe!

Referências 

[1] A NASA descobriu o que nossos alunos já sabem sobre produtividade. 13 jul. Disponível em  http://agrandeescola.com.br/segredos-produtividade  Acesso em 01 ago. 2016. 
[2] MAINENTI, Fabrício. O segredo da produtividade: Nasa descobriu e resolveu espalhar para o mundo. 21 Jul.2016. Disponível em
http://www.preparadopravaler.com.br/noticia/segredo-da-produtividade-nasa-descobriu-e-resolveu-espalhar-para-o-mundo_a15670/1Acesso em 01 Ago. 2016.
[3] PRODUTIVIDADE: para a Nasa, ordem das tarefas é mais importante do que agilidade. Disponível em http://wpos.com.br/produtividade-para-nasa-ordem-das-tarefas-e-mais-importante-do-que-agilidadeAcesso em 01 ago. 2016.  
[4] LEONARDI, Ana Carolina. O segredo da produtividade, segundo a Nasa. 11jun.2016. Disponível em  http://super.abril.com.br/comportamento/o-segredo-da-produtividade-segundo-a-nasa  Acesso em 01 ago. 2016. 
[5] DOUGLAS, William; LAGO, Davi. Formigas: lições da sociedade mais bem-sucedida da terra. São Paulo: Mundo Cristão, 2016, p.42. 
[6] ALVES, Renato. O cérebro com foco e disciplina. São Paulo: Gente, 2014, p.19.

 

Você pode gostar...