Como fazer revisões eficientes para concursos públicos

            Olá, o papo de hoje é sobre revisões eficientes. Mais especificamente sobre o que fazer quando a Revisão da Curva do Esquecimento não funciona bem (aquela das 24h, 7 dias, 15 dias…). Bem, a maioria dos estudantes reclamam de que ela não funciona. O dilema da metodologia de estudos é que o que funciona para uma pessoa pode não ter a mesma eficiência para outras. Por isto, teste, adapte-se e em último caso: mude.

            Quanto à revisão da curva, já adianto que ela não funciona para certames com muita matéria! Isto porque à medida que você progride nos estudos, a quantidade a ser revisada de conteúdo aumenta exponencialmente. Com isto, você logo se verá afogado em revisões e não terá mais tempo no seu ciclo ou quadro para continuar estudando conteúdo novo. Então o que fazer? Bem, se você está tendo problemas com ela, pode ser hora de mudar as regras do jogo (adotar outra metodologia de revisão), é sobre isto que vamos tratar!

 

 

            Antes, quero fazer um alerta!! Sim. O que mais ouço de reclamação de concursandos é que não conseguem estudar x páginas por hora, por exemplo. Note que é fundamental que você tenha uma média do tempo que gasta de estudo por página. Basta que você divida o tempo de uma sessão de estudos pelo número de páginas estudadas. Faça isto, digamos durante uma semana de estudos, para cada matéria que você está estudando. Será muito importante no-pós edital, acredite. Aliás, isto é tão importante que irei escrever um artigo sobre esse tema! Mas o problema está em estabelecer metas além do seu limite de entendimento da matéria respectiva ou ficar estudando a mesma página diversas vezes, só saindo dela após memorizar tudo (este é um erro muito comum). Ah, entender o que está na página que você acabou de estudar é uma coisa, memorizar tudo o que está nela é outra bem diferente! Foque no entendimento! Lembre-se de que você vai memorizar tudo o que é importante nas páginas que estudou após sucessivas revisões e resoluções de questões e não com a repetição exaustiva de leitura passiva sequencial puramente.

            Dito isto, voltemos às revisões!

Há outros dois métodos de revisão bem difundidos que trazem bons resultados:

 

Método 4.2

 

             Por este método, você vai estudar quatro dias consecutivos e revisar tudo o que estudou nos dois seguintes (supondo que um dia será para descanso), eu indico que você faça a revisão das 24h (leitura dos grifos, anotações, isto deve levar não mais de 15 a 20 minutos), ela é muito importante. Portanto, seria estudo matéria nova hoje mais revisão das 24h de ontem, estudo matéria nova amanhã mais revisão das 24h do estudo de hoje, assim sucessivamente, no quinto e no sexto dia você revisa tudo o que foi estudado nos 4 anteriores. Ah, mas posso fazer só as revisões dos quinto e sexto dias sem a revisão das 24h? Bem, isto é com você. Teste, se estiver se saindo bem nas revisões finais bem como nas questões, ok.

 

Método 5.1

 

           Por este método, você vai estudar cinco dias consecutivos e revisar tudo o que estudou no sexto dia (supondo que um dia será para descanso), continuo indicando que você faça a revisão das 24h (leitura dos grifos, anotações, isto deve levar não mais de 15 a 20 minutos). A lógica é a mesma acima, ok?

Ok, mas e se eu quiser estudar os 7 dias da semana? Neste caso, você pode variar o método! Digamos 6.1 ou 5.2!

 

 

             Há ainda a revisão por camadas! Por este método, você irá por exemplo revisar tudo o que estudou a cada x PDFs ou a cada X capítulos de livros! Suponha que você queira revisar tudo o que estudou a cada 3 PDFs ou a cada 3 capítulos de livro. Estudou os PDF0, PDF1 e PDF2: pare e revise tudo (mesmo para capítulos de livro). Em seguida, segue estudando até o PDF6, aqui você para e revisa o PDFs3, PDF4 e o PDF5 ou do PDF0 ao PDF5.

            Uhn, e quanto às questões? Para esta pergunta eu utilizo o seguinte mandamento: aula estuda é aula testada hoje! Como assim? Por exemplo, em uma sessão de 2h, dedique 1h30 ao estudo e os últimos 30 minutos resolva questões!

           Teste, adapte-se, técnicas de estudos funcionam assim!

           Bons e produtivos estudos!

Você pode gostar...